Zurmo – Por que mensagem social é melhor que e-mail?

Gamificação

“E-mail é onde o conhecimento vai para morrer”. Esta citação de Bill French ainda é uma das minhas favoritas e seu sentimento é compartilhado por muitos de nós que trabalhamos com o Zurmo.

Preciso te convencer? Permita-me expor meu argumento:

  1. Tem alguma dúvida?
    Você envia um e-mail para uma lista de pessoas que possivelmente conhecem a resposta. Se e quanto você receber uma resposta, você será o único que vai se beneficiar desta resposta. É bem provável que a pessoa que respondeu, faz isso com bastante frequência. Se você fizer a pergunta em uma lista de discussão, no entanto, todos podem se beneficiar com a resposta e a pessoa que respondeu somente precisa responder uma única vez.
  2. Respostas mais rápidas
    Quando eu faço uma pergunta via e-mail e envio para as pessoas que eu espero saberem a resposta, se eles não podem ajudar, então eles podem enviar para outras pessoas que talvez possam. Isso é ótimo, mas leva tempo, certamente não seria melhor colocar a sua questão para toda a lista de discussão e deixar a pessoa certa dar a resposta?
  3. Linhas divergentes de mail
    Um e-mail é enviado para um grupo de pessoas, alguém responde a todos e, em seguida, outra pessoa responde a todos também. De repente, você tem duas linhas de e-mail para seguir e vem a confusão de qual e-mail você precisa responder ou não, etc.
  4. Gerenciando sua caixa de entrada
    Isso por si só pode ser uma dor de cabeça, organizar os novos e-mails, lidando com pessoas que utilizam vários endereços de e-mail e ainda se certificando do onde veio o e-mail?

Acredite em mim, a lista poderia continuar. Apesar das suas falhas o e-mail continua sendo a força principal da comunicação dentro das empresas e com seus clientes. A boa notícia é que as alternativas já existem.

As alternativas ao e-mail tem sido, há muito tempo, na forma de fóruns e blogs. Mais recentemente o micro blogging trouxe o benefício dessas ferramentas para a grande maioria como Facebook, Twitter e uma infinidade de outras redes sociais.

Agora vamos organizar nossas vidas sociais e compartilhar ideias sobre todo o tipo de coisas, usando as mídias sociais porque estas ferramentas são divertidas e fáceis de usar. Quando essa tendência começou a se desdobrar as pessoas perceberam que isso seria ótimo para os negócios também, e tem sido.

É estranho, então, que a comunicação interna da maioria das empresas continua a confiar tanto no e-mail.  O e-mail é o nosso velho amigo ….. confiável e indispensável, mas também impossível de compartilhar coisas, desorganizado, ineficiente e muitas vezes confuso. Agradeço sempre pelos clientes de e-mail como o Thunderbird e Outlook que nos ajudam a dar sentido a tudo isso. Nós achamos que é hora do nosso velho amigo ter uma certa concorrência.

O mecanismo das mensagens sociais do Zurmo CRM espera guiar a comunicação interna corporativa longe da ambiguidade do e-mail para uma plataforma aberta, social e finalmente centralizada. Nosso objetivo é tornar mais fácil para as pessoas colaborar em tudo com novas ideias para os problemas e libertar o conhecimento das amarras da caixa de entrada!

Precisam que eu seja mais convincente? Olhem os minhas próximos notícias onde eu falarei mais sobre os benefícios das mensagens sociais e como Zurmo usa Conversações, Missões e, claro, Gamificação para libertar o nosso conhecimento.

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Este texto é uma tradução livre do original Zurmo – Why Social Messaging is better than Email, do projeto do Zurmo.