Segundo uma pesquisa no Gartner, o software de CRM – Gestão de Relacionamento com o Cliente – ocupa o topo na lista de prioridades de investimentos das corporações para os anos de 2013 e 2014 e a principal razão é que as empresas estão mais focadas na satisfação e retenção dos clientes existentes e também em atrair novos clientes.
Outra informação importante é que as organizações pretendem aumentar os gastos com serviços na nuvem e SaaS – Software como Serviço – ao longo dos próximos dois anos.
As grandes empresas já perceberam o enorme potencial de uma solução de CRM, como é o caso da Fiat, e utilizam já algum tempo toda uma estratégia centrada nas observações do comportamento dos seus consumidores, porque sabem que é mais fácil e barato vender para os clientes atuais, que já conhecem o produto ou serviço e estão satisfeitos, do que conseguir um novo cliente.
Uma solução de CRM permite análises e ações mais rápidas, oferecendo informações sobre as preferências de cada consumidor e permitindo antecipar as necessidades do cliente, tendo um relacionamento contínuo até a nova compra.
Um problema enfrentado pelas empresas que implementam, pela primeira vez, alguma solução de CRM é o medo do vendedor ter seus clientes “roubados” por outro vendedor e, muitas vezes, por isto não colocam todas as informações necessárias ou colocam informações erradas dos clientes.
Com isto, é importante que a empresa deixe claro que o CRM é somente uma ferramenta de gestão e que a segurança dos dados é a principal preocupação, onde um vendedor não pode acessar os clientes de outro vendedor e só quem tem este nível de acesso é o gerente da equipe de vendas e mais ninguém.
Outra característica do CRM é saber quais produtos ou serviços um cliente comprou e com isto oferecer outros itens que façam sentido para ele, de acordo com as últimas compras, e mais, é possível saber se um determinado produto ou serviço atingiu o público correto ou não e quem mais foi atingido. Todas estas informações são importantes para a evolução da empresa.
Quando uma empresa utiliza uma solução de CRM com serviços na nuvem, além de todas as vantagens acima, ela ainda terá outras recompensas, como não ter que investir em um novo servidor para o CRM, compra de equipamentos de contingência, como nobreak, e também ter que contratar um técnico para gerenciar o servidor e as constantes atualizações, tanto do sistema operacional quanto do próprio CRM.
Com uma solução de CRM na nuvem é possível acessar a ferramenta de qualquer lugar e com qualquer dispositivo, seja computador, smartphone ou tablet, e permanecer produtivo mesmo estando fora do escritório. Este comportamento é fundamental nos dias de hoje e sua solução de CRM deve ter esta capacidade.
Outra vantagem é sua interface intuitiva, fácil de entender e que utiliza o conceito de gamificação, que é uma estratégia baseada em jogo, para promover um melhor engajamento da equipe de vendas com os objetivos da empresa e também para tornar o uso da ferramenta prazeroso para quem utiliza, ou seja, para os vendedores.
Por ser uma solução na nuvem proporciona um excelente “custo x benefício”, principalmente para as pequenas e médias empresas, pois tem um custo bem mais barato do que a maioria das soluções existentes no mercado, pois é cobrado por usuário de acesso, ou seja, você não precisa comprar a solução inteira para somente uma ou duas pessoas.
E, mais importante, tem tudo o que uma pequena e média empresa precisa para uma solução de CRM, ou seja, uma solução completa mas sem custar uma fortuna.
Mais informações
A Linux2Business participa da comunidade de desenvolvimento do Zurmo CRM, ajudando a testar a solução a cada nova versão lançada, sem contar que colaborou em mais de 70% de todo o processo de tradução para o idioma português Brasil.
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