Como funcionam os grupos e funções no Zurmo

Como funciona grupos e funções no Zurmo
[twitter-button]

Bem-vindo ao ZurmoUma das principais dúvidas de quem utiliza o Zurmo CRM pela primeira vez é: “Como definir as regras de um usuário para que ele somente visualize seus próprios clientes?” A resposta para esta e outras questão envolve o grupo e função que estão configurados para o usuário.

Por padrão, um usuário poderá ler, escrever e remover seus próprios registros, sejam eles um lead, contato, conta, oportunidade, etc, porém estas permissões e direitos podem ser alteradas através da configuração do grupo associado ao usuário. Além disto, a função definida para o usuário pode dar privilégios, ou não, sobre outros usuários.

Este texto apresenta uma visão rápida das alterações mais comuns, mas não inclui todas as opções possíveis.

Para facilitar o entendimento, vamos usar como exemplo o módulo Conta.

Usuário Jim é um usuário comum, sem quaisquer direitos ou permissões, então Jim não pode fazer nada no módulo de contas, além de visualizar a página da listagem de contas, onde somente irá ver as contas que ele é o proprietário. Jim não pode criar novas contas. Se Jim edita uma conta que possui e mudar o proprietário para outro, então ele irá perder a capacidade de ler e escrever essa conta e por consequência esta conta desaparecerá de listagem.

Importante: Lembre-se, um usuário pode sempre ler e escrever os registros que ele possui, ou seja, que ele é proprietário.

Jim está associado ao grupo ‘Vendedor’ e este grupo está configurado para negar o direito de criar novas contas, porém ao alterar este direito para permitir que novas contas sejam criadas, Jim e todos os demais usuários que também estão associados neste grupo poderão agora criar contas.

Dica: Esta configuração pode ser realizada alterando os “Direitos do Módulo” do grupo ‘Vendedor’. Para mais detalhes acesse Linux2Business Wiki – Zurmo CRM: Administração dos Grupos.

Se houver uma conta de propriedade de Sally, que também está associada ao grupo ‘Vendedor’, é possível definir explicitamente permissões de leitura para que Jim também possa ver esta conta. Mas Jim ainda não pode editar esta conta.

Se for adicionada permissão de escrita sobre esta conta de propriedade de Sally , então Jim também poderá editar a conta, bem como alterar as permissões da conta. Isso ocorre porque na interface de uma conta, se você permitir um usuário editar um registro, então ele também poderá alterar as permissões.

Dica: Esta configuração pode ser realizada alterando as “Permissões do Registro” do grupo ‘Vendedor’. Para mais detalhes acesse Linux2Business Wiki – Zurmo CRM: Administração dos Grupos.

Para explicar como funcionam funções, vamos usar como exemplo a conta de propriedade de Sally chamada “Empresa 123”, que Jim também pode ler e escrever, conforme vimos acima.

Jim tem como chefe Mary e ela tem a função ‘Gerente Comercial’, enquanto Jim está na função ‘Vendedor Interno’. Se a função de ‘Gerente Comercial’ estiver definida como função pai da função ‘Vendedor Interno’, então Mary também será capaz de ler e escrever na conta “Empresa 123”.

Criando uma terceira função chamada ‘Assistente de Vendas’ abaixo da função ‘Vendedor Interno’, com isto, a função ‘Gerente Comercial’ também terá permissão sobre esta terceira função.  Funções propagam as permissões.

Dica: Para mais detalhes sobre as funções acesse Linux2Business Wiki – Zurmo CRM: Administração das Funções.

No caso de grupos. Um exemplo básico seria, você tem os usuários John e Katie associados ao grupo ‘Assistente’. Se for adicionado explicitamente o grupo ‘Assistente’ nas permissão de leitura e escrita da conta “Empresa 123”, então agora os usuário John e Katie poderão ler e escrever na conta “Empresa 123”.

Dica: O exemplo acima é influenciado pelas “Permissões do Registro” do grupo ‘Assistente’. Para funcionar como foi descrito as permissões para ler e escrever devem estar “Não Definido – Ad hoc / Proprietário”.

Continuando com os grupos. Se o grupo ‘Estagiário’ é um grupo filho de ‘Assistente’, então qualquer usuário associado ao grupo ‘Estagiário’ também poderá ler e escrever na conta “Empresa 123”. Mas o grupo ‘Vendedor’, que é o grupo pai do grupo ‘Assistente’, não faz isso. Grupos propagam permissões somente do filho para o pai e no sentido inverso das funções.

Para mais informações sobre como usar o Zurmo CRM acesse o manual na Linux2Business Wiki e acompanhe também a Linux2Business nas redes sociais e fique por dentro das novidades de soluções livres para sua empresa.

Twitter Linux2BusinessGooglePlus Linux2BusinessFacebook Linux2Business

 

 

 


Este texto foi baseado no original Security Elevation do projeto Zurmo.