“Uma recente pesquisa encomendada pela IBM sobre o desenvolvimento e a aceitação do software livre nas empresas mostrou a surpresa dos profissionais de TI ao constatar que instalar um sistema operacional Linux, por exemplo, é muito mais fácil do que imaginavam.
Reunindo 1.275 profissionais do Reino Unido, EUA, Canadá, Australia e Nova Zelândia por meio de questionários online, segundo o site da IBM, o estudo mostra que mais de 90% dos profissionais têm experiência com adoção de computadores Linux em seus próprios empregos.
A transição ocorre melhor, dizem os participantes, quando é direcionada primeiro a usuários “simples”, ou seja, aqueles que só utilizam ferramentas como programas de e-mail e softwares relacionados a atividades de escritório. Esses são vistos como duas vezes mais propensos a aceitar e se adaptar melhor à mudança do que seus colegas mais técnicos ou “criativos”.
Outros fatos apontados pelo levantamento incluem as razões que levaram as empresas a migrarem seus sistemas. Dentre elas são citadas, em primeiro lugar, a redução de custos e em seguida a segurança dos sistemas. Já a usabilidade é a questão chave para a escolha de determinada distribuição para ser implantada nos escritórios.”
Mais informações: