8 maneiras de ajudar projetos de software livre se você não é um programador

Homens Trabalhando
[twitter-button]

Nós acreditamos que é importante contribuir para projetos de código aberto, mas como ajudar se você não é um programador? Você não tem que aprender a programar para ajudar seus projetos de software livre e de código-aberto favoritos. Muitos não-programadores voluntários disponibilizam um pouco do seu tempo para ajudar seus projetos favoritos e você pode se juntar a eles.

Alguns projetos de código aberto são apoiados por empresas, mas não são muitos. A maioria são obras de dedicação dos participantes envolvidos. Se você tem algum tempo livre – ou dinheiro – você pode contribuir de volta para seus projetos favoritos de software livre e assim ajudá-los a crescer. Veja o que seu projeto favorito precisa!

Veja o que um projeto de software livre precisa

Seu projeto de software livre favorito pode ter uma página que define exatamente o que ele precisa. Você adora o media player VLC? Confira a página Contribute em seu site. Você terá sempre uma melhor idéia do que seu projeto favorito quer, acessando as páginas Contribute ou Como Participar no site do projeto.

Doar dinheiro

Software livre e código-aberto pode ser baixado gratuitamente, mas a maioria dos projetos ainda precisa de dinheiro. O dinheiro paga pelos servidores, conexão de internet e inúmeras outras despesas que projetos de software livre enfrentam. No caso do VLC, um pouco do dinheiro também vai para comprar hardware para os desenvolvedores testarem o software.

Muitas vezes você vai encontrar um botão de doação nas páginas de projetos. A maioria dos projetos irá apreciar qualquer coisa que você possa dar a eles – pense em quanto valor que você recebe ao usar seu software livre favorito.

No caso do VLC, o projeto também aceita doações de hardware. Se você tem algum hardware por aí que você não usa mais, você pode doá-lo para um projeto.

Ajudar outros usuários

Projetos de software livre e de código-aberto geralmente têm listas de discussão e fóruns onde os usuários fazem perguntas. Você pode ajudar respondendo essas perguntas. É como responder perguntas sobre Como usar.

Os fãs do Firefox podem ajudar as pessoas com seus problemas no fórum de suporte oficial do Firefox.

Escrever bons relatórios de erros

Se você tiver um problema com uma aplicação de software livre, você deve relatar o erro no bug tracker do projeto.

Não basta dirigir-se ao bug tracker e postar imediatamente um novo erro dizendo simplesmente que “deu problema”, é necessário seguir as boas orientações de relatórios de erros. Faça uma pesquisa e verifique se o erro já não foi relatado. Se não tem, informe com um resumo claro e simples passos que permitirão aos desenvolvedores reproduzir o erro.

Obs.: Não relate erros se você estiver usando uma versão antiga do software, pois os desenvolvedores já podem ter corrigido o problema.

Escrever relatórios de erros é particularmente útil se você está testando uma versão de desenvolvimento do software. Você pode ajudar a pegar os erros antes de lançar a versão estável.

Triagem de erros

Com todos esses erros ficando arquivados, alguém tem que lidar com eles. Você pode ser um gênio de relatórios de erros, mas nem todo mundo é. Considere se envolver na triagem dos erros, o seu projeto favorito está à procura de ajuda.

Triagem é a primeira linha de resposta a erros. As pessoas envolvidas nesta função se certificam se os erros são devidamente categorizados, garantem que os relatórios de erros forneçam informações suficientes, confirma os erros, e verifica que não são duplicados. Isso permite que os desenvolvedores se concentrem em corrigir os erros, em vez de realizar a triagem deles.

Se você é um fã do Ubuntu, veja a página How to Triage para começar a ajudar na triagem de erros do Ubuntu. Mais de mil pessoas fazem parte do Ubuntu Bug Squad, embora você não tenha que se juntar a eles para começar.

Escrever Documentação

A maioria dos projetos precisam de algum tipo de documentação escrita e você pode ser o único a fazê-lo – supondo que você é um escritor. Dependendo do projeto, pode ser um guia para começar, como o GNOME tem, ou você pode entrar em contato com os desenvolvedores diretamente. Você também pode se envolver no wiki do projeto. Contribuir para um wiki é uma maneira fácil de começar.

Traduza o Software

Software de código-aberto é usado por pessoas de todo o mundo. Para atender às necessidades de todos, o software deve ser traduzido em diferentes idiomas. Se você conhece um outro idioma, você pode fazer parte da tradução. A maioria dos grandes projetos precisam de tradutores. Aqui está página do projeto de tradução do GNOME, por exemplo.

Ajuda com Gráficos & Design

Designers podem ajudar também. Projetos geralmente requerem algum trabalho de design, como para a criação de gráficos e design da interface do usuário. Confira em seu projeto favorito a página Contribute para ver como você pode se envolver – Ubuntu aconselha as pessoas a juntar-se à lista de discussão de design do Unity para ajudar com a interface Unity.

Obs.: Tradução livre do texto: 8 Ways To Help Open-Source Projects If You’re Not A Coder

E você, como contribui para seus projetos de software livre e de código-aberto favoritos?

A Linux2Business contribui para os projetos Zurmo CRM e ownCloud, através de documentação técnica e também na tradução destes projetos para o idioma português Brasil (pt_BR).

No projeto Zurmo CRM a Linux2Business contribuiu em mais de 80% de toda a tradução da versão 1.6 e com isto nos foi dada a permissão de moderador para controlar todas as traduções de todos as pessoas que também estão ajudando. Um grande privilégio!

Agora o Linux2Business está iniciando as traduções da versão 2.0 e convocando todos que queiram contribuir para ajudar neste desafio. Basta se cadastrar no site de tradução do Zurmo e se juntar ao idioma pt_BR.

O Zurmo CRM é a solução de CRM mais inovadora e divertida de usar, utilize nosso ambiente de demonstração e venha fazer parte deste projeto.

Acompanhe a Linux2Business nas redes sociais, compartilhe, participe dos comentários e fique por dentro das novidades de soluções livres para sua empresa.

Twitter Linux2Business

GooglePlus Linux2Business

Facebook Linux2Business