O processo de terceirização, ou outsourcing como também é conhecido, consiste basicamente em transferir as atividades que não fazem parte do negócio, ou seja, atividades meio, para uma empresa terceirizada, onde o principal objetivo é reduzir custos internos e aproveitar o conhecimento das empresas externas, fazendo com que a empresa contratante foque no que realmente importa, ou seja, em seu próprio negócio.
Algumas áreas normalmente terceirizadas são impressão, marketing e tecnologia, mas no geral quaisquer outras áreas podem ser terceirizadas, desde que não faça parte do negócio principal da empresa, como já foi dito.
Como sempre, existem vantagens (acesso a novas tecnologia, serviços especializados, maior controle, etc) e desvantagens (resultados nem sempre esperados, parceiros pouco compromissados, perda de segurança, etc).
Para pequenas e médias empresas – PME – a terceirização da tecnologia proporciona acesso a tecnologia de ponta e soluções que podem gerar ganhos potenciais, otimizando os custos e agregando valor aos produtos e serviços. Resumindo, para pequena empresas a terceirização da área de tecnologia pode ser expressa na frase: Maior qualidade com custo baixo.
Imagine o custo para as PME em manter um departamento de tecnologia, por exemplo, equipe técnica, servidores, energia elétrica, geradores, etc, e mais todos os serviços envolvidos que não foram listados. Sem dúvida, o custo de tudo isto fica praticamente inviável para muitas pequenas empresas, que precisam se contentar com soluções ruins, atrasadas tecnologicamente, pouco flexíveis, etc.
Com a disseminação da computação na nuvem – cloud computing – que proporcionou contratos flexíveis, serviços sob demanda e custos acessíveis, onde somado a isto, temos diversas soluções de software livre e de código aberto, as pequenas e médias empresas tem agora todas as vantagens possíveis, como mobilidade, rapidez, segurança, comodidade e portabilidade, para crescerem de forma sustentada, sem gastar fortunas com soluções proprietárias que muitas vezes não atendem suas necessidades.
Temos diversas soluções livres para a nuvem que possibilitam acessar e editar documentos, ouvir músicas, compartilhar informações, etc, como é o caso da solução ownCloud, e também soluções estratégicas, como o software Zurmo CRM que permite gerenciar melhor os clientes, com informações importantes que ajudam a fidelizar os atuais clientes e conquistar novos.
Com os modelos de comercialização de Software como Serviço (SaaS) e Infraestrutura como Serviço (IaaS) as empresas podem adquirir apenas os softwares ou recursos de infraestrutura necessários para atender apenas suas reais necessidades, otimizando ao máximo os investimentos em tecnologia. Tudo isto significa mais agilidade, custos menores e maior segurança.
Mas, por incrível que pareça, existe ainda muita resistência em utilizar soluções na nuvem e também softwares livres, principalmente por parte das pequenas e médias empresas, onde grande parte deste medo está na falta de conhecimento e de interesse pelas empresas em descobrir outras soluções, ficando desta maneira sempre presas aos mesmos softwares e mesmos fornecedores.
A Linux2Business tem como propósito difundir o software livre para as PME, oferecendo soluções livres na nuvem e proporcionando ao cliente tecnologias de última geração, ferramentas para gestão unificada da empresa, gestão das informações sobre os clientes e gestão do conteúdo do site, melhor presença na Internet e nas redes sociais.
Para saber mais, acesse aqui.
Acompanhe a Linux2Business nas redes sociais, compartilhe, participe dos comentários e fique por dentro das novidades de soluções livres para sua empresa.